06 lições para aprender com o filme O Diabo Veste Prada

Seja pelo glamour dos figurinos, as cenas nas cidades de Nova York e Paris ou pela trilha sonora, o Diabo Veste Prada é um dos meus filmes preferidos, já perdi a conta de quantas vezes assisti. Mas o filme, vai muito além dos desfiles de roupas bonitas, ele mostra diversas situações que passamos no dia a dia do nosso trabalho e na vida.

Por isso, separei 06 lições que podemos aprender com o filme.

Lição 01 – A garota sonhadora

Andy (Anne Hathaway) é uma garota que, como todas nós, sonha em ter uma carreira de sucesso. Então, após terminar a faculdade, ela vai morar em NY com aquela certeza que em pouco tempo irá encontrar o emprego dos seus sonhos. Mas, a realidade bate em sua porta, e com dificuldades para conseguir o emprego que tanto deseja, ela se candidata a uma vaga que não tem muito a ver com o que ela quer para a sua carreira, afinal, ela precisa pagar o aluguel para se manter em Nova York.

A realidade é bem diferente dos sonhos, isso não significa que eles não sejam possíveis, uma vez que tudo que você deseja pode sim se tornar realidade, é só acreditar e correr atrás para que isso aconteça. Mas para chegar até lá, as vezes temos que abrir mão de algumas coisas e passar por alguns sacrifícios temporários.

Lição 02 – Resultados rápidos

Miranda (Mery Streep), apesar da gestão agressiva e autoritária, faz a sua equipe funcionar. Como todo chefe, ela está ali para cobrar resultados, não importa se a maneira como ela faz é errada, afinal, ela consegue os resultados que deseja.

No seu trabalho, seu chefe sendo legal ou não o que ele quer de você no final do dia é resultados. Caso você não consiga — tchau e benção, meu bem — porque ele vai colocar outra pessoa no seu lugar ou vai falar: você é uma ótima profissional, mas no momento você não está dando os resultados que a empresa está precisando.

Lição 03 – Fazer o impossível ser possível

Após uma mancada de Andy, Miranda resolve “pegar pesado” e solicita que ela arranje o manuscrito do novo livro do Harry Potter para as suas filhas. Quando Andy está quase desistindo e percebe que não vai conseguir resolver a tarefa, ela tem uma luz, e no final ela consegue entregar o manuscrito solicitado e, faz um pouco mais do lhe foi pedido, assim consegue também surpreender a sua chefe.

No seu dia a dia, tenho certeza que já se deparou com uma situação em que, primeiramente, parecia impossível de se realizar, mas que no final deu tudo certo, tornando o impossível possível. Precisamos pensar mais fora da caixa, sair da nossa zona de conforto e ir para a zona de esforço. Para uma carreira de sucesso, precisamos prever situações, ter pró atividade e, principalmente, focar na solução e não no problema.

Lição 04 – A primeira impressão é a que fica

Andy não é o tipo de pessoa que trabalharia para a revista de moda Runaway. Afinal, ela não se importa com moda, não gosta de maquiagem e não arruma o cabelo. Mas ela teve que se adaptar ao meio que estava vivendo, percebeu que não podia mais se vestir de qualquer jeito, então, resolve dar um repaginada na imagem. No final, ela acaba gostando da nova Andy que até então não sabia nem o que era um Dolce & Gabbana.

Andy da uma “virada de chave” quando muda a sua maneira de vestir, e passa a se comportar como uma profissional de uma revista de moda. Isto faz com que seu trabalho seja visto e respeitado por sua chefe e colegas de equipe. Por mais que algumas pessoas ainda digam que se preocupar com a aparência é supérfulo, ela é a primeira coisa que as pessoas veem. Se vestir bem agrega valor, seja para uma entrevista de emprego, no ambiente de trabalho ou no dia a dia. Logo, se preocupar com o que irá vestir é importante, pois sua imagem pessoal é a primeira impressão que fica.

Lição 05 — Não esperar reconhecimento ou estrelinha no final do dia

Na cena na qual Andy não consegue um voo para Miranda, o que faz com que a chefe acabe perdendo o recital de música das filhas, faz com que Andy leve uma “mijada” . Concordo que era humanamente impossível marcar um voo com uma tempestade, e Miranda poderia ter sido mais compreensiva neste caso, mas podemos analisar a reação da Andy nesta cena. Ela sai correndo para chorar para o Naigel, seu colega de trabalho, e reclamar que está se esforçando ao máximo.

Acho que aqui é possível observar que o ser humano tem uma grande necessidade de ser reconhecido pelo seu esforço. Aquele velho tapinha nas costas é importante, faz bem para o ego e é uma maneira de você perceber que o seu trabalho está bom e que esse é o caminho. Mas com o tempo você acaba se tornando escravo desse reconhecimento e parece que o seu trabalho só será bom se ganhar uma estrelinha ao final do dia. Desapegue disso, confie no seu taco, tenho certeza que você será mais feliz quando não criar expectativas com relação ao seu reconhecimento.

Lição 06 – Sacrifícios temporários vitórias permanentes

No filme, Andy tem um namoradomas eles acabam rompendo o relacionamento porque ela está trabalhando muito e não tem mais tempo para ele e os amigos. O objetivo de Andy não era trabalhar com Miranda o resto da vida, ela apenas queria ficar um ano no cargo para que, depois dessa experiência, ela conseguisse abrir portas para o emprego dos seus sonhos. Ter pessoas ao seu lado, que entendam esses sacrifícios, é fundamental para você alcançar os seus objetivos. Não basta apenas ser namorado ou marido, tem que ser parceiro para enfrentar as dificuldades juntos. “Sacrifícios temporários, vitórias permanentes”.

E você, se identificou com algumas das lições abordadas?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *