Anitta ou “Anira” para os nossos amigos gringos, tem sido um dos assuntos mais comentados nas últimas semanas, principalmente depois do seu último lançamento: “Paradinha”. A cantora, literalmente , conseguiu que todos em algum lugar do mundo, sendo ou não o seu fã, dessem uma “paradinha” nos seus afazeres diários para assistir o seu novo vídeo clipe.
Além de artista, Anitta é empresária, empreendedora e uma mulher muito empoderada. Mas a mídia fala pouco sobre isso, porque é -mais legal- divulgar as plásticas e botox que ela faz ou o cara que ela esta pegando no momento.
A carioca de 24 anos é um case de sucesso da famosa jornada do herói, neste caso, da heroína. Ela veio da favela do Rio de Janeiro e antes de começar a fazer sucesso cantava nos bailes de favela. Uma mulher esforçada e batalhadora, quebrou barreiras e mostrou que uma garota do subúrbio pode sim ir ao estrelato e se tornar um ícone pop. Sendo assim, ela se tornou um símbolo e inspiração para muitas garotas que sonham em um dia fazer uma carreira artística e chegar ao topo do sucesso.
As músicas da cantora são puro entretenimento, aquelas chicletes que ficam na cabeça mesmo você não querendo, e as letras são simples e com excesso de repetições. Mas o que realmente chama atenção sãos as suas composições que empoderam a mulher, elas sempre estão no comando da situação, fugindo completamente do estereotipo do funk o qual conhecemos que tratam a mulher como um objeto. Quanto ao ritmo das músicas, chega a ser quase impossível escutar e não ficar com vontade de dançar, tanto que as suas coreografias são campeãs de tutoriais no Youtube.
Anitta mostra que é gente como a gente, enfia o pé na jaca de vez em sempre, come salgadinho, chocolate, pizza, hambúrguer e batata -frita. É um camaleão, gosta de mudar o tempo todo, e sim, faz plástica, botox e não tem nenhuma vergonha de assumir isso, até porque, o corpo é dela, e ela faz o que bem entender com ele.
Em entrevista recente com Pedro Bial, ela declarou que vende autoestima, mas que muitos confundem isso com arrogância. Pois é, as pessoas confundem muito amor próprio e autoestima com arrogância, mas é que no fundo no fundo elas gostariam de sentir este brio por elas mesmas, e como não sentem, acabam criticando o outro, afinal é mais fácil julgar do que olhar para dentro si e fazer algo para mudar a situação. Na verdade, Anitta levanta causas, como empoderamento feminino, liberdade sexual, o direito da mulher de ser quem ela quiser, exalta a diversidade, valoriza os gays e atualmente inseriu no seu corpo de baile dançarinas plus size mostrando que independente do seu biótipo, você pode dançar e ser sexy.
Anitta é autentica, fala o que pensa de uma forma muito direta, e ser sincera incomoda muita gente, principalmente porque mesmo sendo uma pessoa pública, ela não tá nem aí do que vão falar dela no dia seguinte. Além disso, é uma mulher sensual, sexy e que ganha a vida cantando, rebolando e dançando na cara da sociedade brasileira machista feita de homens e mulheres. Parece meio controverso, mas tem muita mulher machista com ideias bastante preconceituosas e que provavelmente são as primeiras a criticar mulheres como a cantora.
Assim como a Queen Beyoncé, Anitta tomou as rédeas da própria vida e se tornou a chefona da própria carreira, ninguém diz o que ela tem que fazer, ela faz o que bem entender. Uma carreira bem sucedida envolve muito planejamento, estratégias, estudo do mercado e investimentos. Com o lançamento da “Paradinha”, a cantora provou que fez muito bem a lição de casa e deu um tiro certeiro para a sua carreira internacional.
A prova disso, são as estratégias de marketing utilizadas para o lançamento do seu novo single, que foram extremamente bem criadas e planejadas, e eu, sendo uma profissional da área, não poderia deixar de analisar a sua puta estratégia de cross channel, na qual foi executada com maestria. Ela e a sua equipe de marketing conseguiram explorar todos os canais de mídia ao mesmo tempo, tanto que no dia da estreia de “Paradinha”, a cantora promoveu três coletivas de imprensa, nas sedes brasileiras do Facebook, Google e Spotify, e transmitiu tudo ao vivo nas suas redes sociais. Além disso, através da estratégia de gamefication recompensou os fãs pelo buzz criado através dos teasers que a cantora foi soltando antes do lançamento oficial do seu novo single.
E se você acha que para ter sucesso em qualquer carreira, é necessário andar sozinho, você está errado. Parcerias e aliados são importantes para crescer e Anitta vem trabalhando a algum tempo com CO-BRANDING, se unindo com marcas fortes para aumentar o valor percebido, como por exemplo as suas parcerias com: Maluma, Simone & Simaria, Jota Quest, Nego do Borel, Weslley Safadão, J Balvin Major Lazer, Pabllo Vittar e Iggy Azalea.
E por que ela fez tudo isso? Porque precisava provar ao próprio país que era capaz sim de fazer sucesso lá fora para conseguir patrocínio, pois até agora ela vem sendo a própria investidora da sua carreira. Será que nenhum investidor quis patrocinar a artista por ela ser uma MULHER que ganha vida cantando e rebolando?
Mas hoje, a vida é feita de métricas, likes, audiência e Anitta sabe muito bem o poder que isso tem. Diga-me quantos likes você recebe e eu te direi quem és, traduzindo, os números dizem se você é amado ou não . Anitta é uma mulher inteligente e ousada, “quebrou” a internet e em menos de 24h conseguiu atigir 10 milhões de visualizações no Youtube com o lançamento de “Paradinha” e hoje está com mais de 40 milhões de views. Esses números podem não significar nada pra você, mas para Anitta sim, principalmente para o concorridíssimo mundo da música.
Hoje, Anitta é a única brasileira no Social 50 da Billboard americana (ranking que mede a popularidade de artistas nas redes sociais). Ela aparece em 15º lugar, na frente de Shakira (16º), Taylor Swift (23º), Beyoncé (30º) e Lady Gaga (36º). Tá,meu bem!
Você pode até não gostar dela ou das suas músicas, mas convenhamos, ela é uma profissional foda! Sabe exatamente onde quer chegar, esta gerenciando muito bem a sua carreira. A chefona Anitta, com todo seu carisma, simpatia, talento, autenticidade, inteligência e um ótimo time de MKT com certeza logo, logo ela será a nova diva pop do mercado fonográfico.