Quando falamos de marcas imediatamente lembramos de empresas conhecidas no mercado, como Nike, Apple, Starbucks entre outras. Porém, já parou para analisar que você é uma marca?
Com a dinâmica do mercado em constante movimento, hoje não é necessário possuir um negócio para se ter uma marca. Tom Peter, considerado um guru da gestão de negócios e autor de alguns Best Sellers, já dizia em 1997:
“Independente de idade, posição e negócios que porventura estamos inseridos, todos nós precisamos entender a importância do Branding. Nós somos os CEOs das nossas próprias empresas: EU, Ltda…Para estar no mercado atualmente, a nossa tarefa mais importante é ser head de marketing de uma marca chamada “Você”– Tom Peters.
Branding, significa como as pessoas se sentem com relação a uma marca. Já o Personal Branding, é a gestão da sua marca pessoal, seja você um empreendedor, intraempreendedor, executivo, político, celebridade, digital influencer, entre outros.
A gestão da sua marca pessoal, não significa conseguir mais likes ou seguidores em suas redes sociais e muito menos se autopromover com conteúdos supérfluos e fúteis. O Personal Branding, são diversas ferramentas utilizadas para tornar algo ou alguém relevante no mercado, encontrando os seus diferenciais para se conectar com o seu nicho e público-alvo de uma maneira autêntica e humana.
Por isso, antes de promover a sua marca pessoal, é necessário se autoconhecer, porque é impossível comercializar algo que não se conhece e sem objetivos de onde quer chegar. Além do mais, com a revolução da era digital o cenário mudou e hoje as pessoas não aceitam mentiras, quem vende aquilo que não é, sobrevive por pouco tempo no mercado, uma hora as máscaras caem.
Para uma pessoa que deseja se promover, é fundamental uma análise de SWOT para definir seus pontos fracos e fortes, entender como o seu cérebro funciona e qual a sua maneira de ver o mundo, conhecer os seu mercado e concorrentes e o mais importante, encontrar o seu PROPÓSITO.
Personal Branding é a chave para os profissionais de hoje e do futuro, principalmente após o poder de comunicação que a internet nos deu. Uma marca bem feita, que transmite verdadeiramente o que é, e aquilo que realmente acredita, vale muito dinheiro para as empresas, ta ai, os digitais influencer provando que um boa comunicação alinhada com conteúdos assertivos, geram engajamento dos seus seguidores.
Para você que está interessado em dar um UP na sua marca pessoal, ficam aqui algumas reflexões…
Quais são os seus pontos fracos e fortes? Qual o legado e transformação que você deseja fazer na vida das pessoas? Qual é o seu propósito? De que forma você quer que as pessoas te vejam? Será que a imagem que você tem de si é a mesma é o que as pessoas estão recebendo no seu ambiente online e offline? Você está sendo fiel a sua essência?
O primeiro passo para desenvolver a sua marca pessoal com autenticidade, é fazer uma autorreflexão da sua vida e de quem você verdadeiramente é.